Mais um ano que se inicia e com ele diversas descobertas literárias! Separamos um livro com um tema para cada mês, começando pela temporada mais querida (pela maioria) dos Brasileiros…

Janeiro, sol, calor e férias de verão:  “Ah o Verão!” – Fernanda Belém (Ed. Valentina Ltda,2014)
Uma história leve, divertida e… Brasileira! Onde vamos conhecer a adolescente Camila (Mila depois que você se tornar íntimo), uma carioca que tem seus planos mudados por sua mãe e acaba sendo obrigada a passar suas férias em Búzios… O que ela não contava é que essas férias trariam novas amizades, calor, praia, gargalhadas, micos homéricos, e muitos, muitos frios na barriga…
Fevereiro… tem carnaval, tem carnaaaval ♪: “O País do Carnaval” – Jorge Amado. (Ed. Companhia das Letras, 1931)
Um clássico pra nossa lista, neste primeiríssimo romance escrito por Jorge Amado, O país do Carnaval, faz um retrato crítico e investigativo da imagem festiva e contraditória do Brasil, a partir do olhar do personagem Paulo Rigger, um brasileiro que não se identifica com o país. Filho de um rico produtor de cacau, Rigger volta ao Brasil depois de sete anos estudando direito em Paris. Num retorno marcado pela inquietação existencial, ele se une a um grupo de intelectuais de Salvador, com o qual passa a discutir questões sobre amor, política, religião, filosofia… Nesse romance de geração, as dúvidas e angústias dos personagens espelham a situação do país, que naquele momento passava pela Revolução de 30 e procurava redefinir seus rumos.
Março, e mês da mulher: “Mulheres Incríveis” – Schatz e Stahl (Ed. Astral, 2017)
Um queridinho que chegou aqui na Aspas. Imagine uma espiã. Ou uma pirata. Talvez uma guerreira! Imaginou? Em Mulheres Incríveis você vai conhecer essas histórias! São 44 perfis de mulheres em uma coleção de histórias que vem desde 400 a.C até os dias de hoje, jovens e adultas que subverteram leis, lutaram por menos desigualdade entre gêneros e construindo um futuro melhor para todos nós.

 

Abril, dia da mentira:  “As mentiras que os Homens Contam”- Luis Fernando Verissimo (Ed. Objetiva, 2015)
“Uma mentirinha aqui, outra ali… Tudo pelo bom convívio social, pela harmonia dentro de casa, para uma noite mais simpática com os amigos. No fundo, a gente só mente para poupar as pessoas… As mentiras que os homens contam reúne crônicas do autor sobre o tema, espalhadas em vários de seus livros ou publicadas nos jornais.  Ah,e não é só homem que mente não, na continuação da série Verissimo nos mostra “As Mentiras que as Mulheres Contam”!

 

 Maio, mês das mães <3 :“Uma Pergunta Por Dia- Para Mães” – Potter Style (Ed. Intrinseca, 2017)
Ok ok, sabemos que esse está na categoria de livro-diário, mas como resistir!?! Funciona assim: são 365 perguntas (uma mais fofa e estimulante que a outra) diferentes, uma para cada dia do ano. Você começa qualquer dia e, percorridos doze meses, volta para o início. E é aí que reside o ponto alto do diário, porque cada novo ano é um convite a rever as respostas anteriores, revisitar as mais diversas lembranças e refletir sobre como tudo já mudou e se transformou.
⠀⠀⠀⠀
Junho, dia dos namorados: Ah o mês dos apaixonados! Separamos aqui dois “manuais”, um para jovens e novos amores, o outro para maduros e grandes amores! :p
Casais Inteligentes e Relacionamentos Saudáveis” – Tim Ray (Ed. Seoman,2013)
O autor nos apresenta uma maneira nova de olharmos para os relacionamentos e nos oferece conselhos animadores e inéditos para evitar muitos problemas. A maioria de nós acredita numa ampla gama de mitos acerca do amor e dos relacionamentos, e é essa crença que nos confunde e nos torna infelizes.
“Manual Para Conquistas (Urgente) “ – TodaTeen (Ed. Alto Astral, 2015)
Quem nunca teve medo ou vergonha de se aproximar do garoto dos seus sonhos? Qual menina não se apavorou quando percebeu que o primeiro beijo era inevitável? E como fazer quando a melhor amiga está apaixonada pelo mesmo gato que você? O Manual para conquistas (urgentes) foi desenvolvido pela equipe TodaTeen para resolver as dúvidas que rondam a cabeça das garotas que vivem o primeiro amor.

 


Julho… férias de inverno:
“Uma Semana de Inverno” – Maeve Binchy (Ed. Bertrand Brasil)
Tem algo melhor para o inverno do que um bom livro, um chocolate quente e umas cobertas quentinhas e aconchegantes? Pois parte desse cenário nos é oferecido em Uma Semana de Inverno; Onde a personagem Chicky Starr decide restaurar a velha Casa de Pedra, situada no alto de um penhasco na costa oeste da Irlanda, e transformá-la em um hotel, não demora muito para Chicky estar pronta para receber seu improvável primeiro grupo de hóspedes. Uma semana com personagens tão envolventes e improváveis!
Agosto, mês dos pais:“Querido Papai”-Bradley Trevor Greive (Ed. Sextante, 2010)
Esse fotolivro é apaixonante! Com divertidas histórias junto a fantásticas imagens de animais e seus filhotes , o livro nos mostra o papel que o pai desempenha na vida dos filhos, construindo uma declaração de amor que vai emocionar!
Setembro, independência ou morte: “1822” – Laurentino Gomes (2ª edição – Ed. Globo, 2015)
Não queríamos ser tão óbvios, mas rola uma paixão por esse livro… Por toda essa trilogia na verdade! O livro conta a realidade sobre o ato da proclamação da Independência, nos mostra que a Independência não foi feita por um Dom Pedro montado em um belo cavalo, vestido com pompa, mas sim declarada quando este está em trajes cobertos de lama, montado em uma mula! PS: Toda a trilogia tem a versão juvenil! Com ilustrações lindas e um linguajar mais fácil.
Outubro, Happy Halloween:“It-A Coisa” – Stephen King (Ed. Suma De Letras, 2014)
Esse mês não poderia ser diferente, mais um sucesso do “Pai do terror” que se tornou filme esse ano! O livro conta a história das férias de Bill, Richie, Ben, Eddie, Stan, Mike e Berverly que enfrentaram pela primeira vez, A Coisa. Um ser sobrenatural e maligno que se alimenta durante séculos de crianças, sempre se disfarçando em uma figura amigável: um palhaço!

 

Novembro, a gente quer é semana do saco cheio: “Aconteceu Naquele Verão” – Stephanie Perkins (Ed. Intrinseca, 2016)
no verão, nossos corações ficam mais leves, mais corajosos, impetuosos e confiantes — talvez por isso esta seja a estação perfeita para se apaixonar… e Aconteceu naquele verão é o livro ideal para quem adora histórias de amor, com uma pitada de estranheza, de mistério e um toque sobrenatural.
Dezembro, então é Natal: “O Natal de Poirot”- Agatha Christie (Ed. L&PM, edição 2010)
Um clássico de 1938 da “rainha do crime”, onde Agatha Christie nos conta a história da família Lee, arruinada pelo barulho ensurdecedor de móveis sendo destroçados, seguido de um grito agudo e sofrido. Acontecia no andar de cima, o tirânico Simeon Lee está morto, numa poça de sangue, com a garganta degolada. Mas quando Hercule Poirot, que está no vilarejo para passar o Natal com um amigo, se oferece para ajudar, depara-se com uma atmosfera não de luto, mas de suspeitas mútuas. Parece que todos tinham suas próprias razões para detestar o velho…

 

E ai gente, o que acharam da nossa listinha de livros para cada mês de 2018!?