A Bienal do Livro já tá rolando lá no Rio. E a Aspas vai te deixar por dentro de tudo que rolar no evento. Na matéria de hoje a gente te conta como  o evento começou e o que aconteceu na primeira edição da Bienal…

A primeira edição rolou em 1983 no Copacabana Palace. Comparada com a estrutura atual, a feira foi bem modesta

Moeda de cruzeiros do ano 1983 | Foto: bahiacolecoes.com.br

e teve cerca de 20 mil visitas.

Vale lembrar que a moeda da época era o cruzeiro e que na época o livro digital estava longe de ser lançado. Já pensou?

O evento serviu também para traçar o perfil do leitor carioca da época, com informações como classe social, escolaridade e idade.

Uma promoção bacana pros visitantes que foram a feira naquele ano é que quem comprasse livros receberia um voucher no valor de 10% da compra, que poderia ser resgatado em qualquer livraria do país até maio do ano seguinte. Bem que poderia ser assim até hoje, né?

 

Essa edição contou com importantes nomes da literatura brasileira, como Caio Fernando Abreu e Ziraldo. E discussões sobre grandes obras da literatura. Saca só esse anúncio que foi publicado nos jornais da época:

Fonte: snel.org.br

Três anos depois a Bienal do Rio cresceu tanto que mudou de lugar. Agora acontece no Riocentro e atrai mais público a cada ano!

É hoje considerada como o maior evento cultural da cidade a maior feira do país!

Foto: mg.superesportes.com.br

Ah, vale lembrar que essas informações são do site do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, que é responsável pela Bienal do Rio, numa parceria com os expositores.

E aí, quais são as suas melhores histórias com a Bienal do Rio? Conta pra gente 😉

E não esquece de acompanhar nossas novidades através da hashtag #ASPASNABIENAL.