O que aprendi com a vida e nos meus anos no Manchester United.

Livro: Liderança

Autor: Alex Ferguson com Michael Moritz

Editora: Intrínseca

Páginas: 351

Ano: 2016 / 1 edição

 

 
Resumo: Um guia inspirador sobre liderança de excelência, escrito pelo técnico de futebol mais bem-sucedido de todos os tempos. O que é necessário para levar uma equipe ao máximo sucesso e mantê-la no topo por um bom tempo?
Sir Alex Ferguson é um dos poucos líderes que sabem de fato a resposta a essa pergunta. Nos 38 anos em que atuou como técnico de futebol, ele alcançou a impressionante marca de 49 troféus e fez do Manchester United uma das maiores marcas do mundo. Nesse livro franco e inspirador, ele revela os segredos por trás de sua carreira repleta de recordes. Liderança é organizado em função das habilidades mais valorizadas por Sir Alex e inclui temas que logo associamos ao seu estilo como treinador: disciplina, controle, trabalho de equipe e motivação. Também aborda assuntos não tão óbvios, mas nem por isso menos relevantes para se alcançar o sucesso: como delegar, lidar com o fracasso e a análise de dados.

 

Resenha: Falar sobre Sir Alex Ferguson é como falar do Manchester United. E o inverso também é verdadeiro. Treinador com maior longevidade à frente de um clube de futebol (no United de 1986 a 2013), Ferguson tornou o clube, já grande no cenário do futebol inglês, na maior marca mundial, à frente, por exemplo, de clubes como Real Madrid, Bayern de Munique e outros gigantes do mundo da bola.

O livro relata exatamente esse feito e ainda traz de quebra dicas sobre liderança e gestão. Muitos olham o futebol como entretenimento, mas se olharmos com mais calma e atenção veremos que temos um jogo de xadrez com um campo como tabuleiro, onde tática, habilidade e paciência ganham o jogo.

A diferença entre gestão e liderança fica bem clara no discurso do autor, em especial quando este firma seu discurso em 4 pilares inerentes à construção de uma equipe vencedora, em que você consegue aplicar em qualquer vertente: Disciplina, Controle, Trabalho em equipe e Motivação.

 

“Meu trabalho era fazer as pessoas entenderem que o impossível é possível.
Essa é a diferença entre liderança e gestão.”

 

Sendo a narrativa em primeira pessoa o leitor se sente como em uma conversa, aprendendo e conseguindo observar variantes que se apresentam em nosso dia a dia e não damos a mínima. O próprio modelo de gestão mudou há tempos, e mesmo assim percebemos ainda empresas em que seus líderes insistem em um modelo antigo e retórico de comandar. Ser chefe não funciona mais e isso fica claro no discurso de Alex Fergurson.

A leitura se aprofunda muito nas questões pessoais e na diversidade de pessoas que encontramos e como podemos aproveitar o potencial de cada uma dentro da busca de nossos objetivos.

A você que exerce um papel de comando, seja em casa, no trabalho ou em qualquer outro ambiente, fica a pergunta: Que tipo de líder você quer ser?