Eventos de livros acontecem no mundo todo e eles têm sua importância tanto para o público geral quanto para nós que trabalhamos com livros. São sempre excelentes oportunidade para fazermos negócios e claro expandir nossa cultura local.
A BookCon aconteceu nos dias 02 e 03 de junho, na cidade de Nova York, e contou com a presença de personalidades como o ex Presidente Bill Clinton e o badalado autor James Patterson. Com ingressos a US$30,00 e sem meia entrada, a feira estipula que quem quiser autógrafos precisa se cadastrar com antecedência para pegar sua licença digital e enfrentar uma enorme fila. Fizemos um apanhdo de curiosidades e diferenças sobre a feira. Acompanhe nossa ida e divirta-se!
O estilo das feiras não mudam muito do estilo da Bienal, feira que estamos mais acostumados a frequentar aqui no Brasil, mas algo que nos chamou muito a atenção foi a simplicidade dos Stands, que são menores e menos estruturados do que aqui no Brasil.
Os americanos por si já são muito mais objetivos que nós e uma vantagem (bem, eu encaro como sendo uma) é que eles não se magoam com nada. não é não e está ok; Levar uma negativa de forma mais ríspida também está ok; então fazer negócios com eles é um tanto dolorido para nós porque somos um povo melindroso que pisamos em ovos e nos sentimos magoados com todas as palavras mais grosas. Tive de aprender e ainda estou aprendendo lidar com a forma de fazer negócios deles.
Outra diferença é que eles são empreendedores natos! Autor iniciante/independente tem uma área reservada para eles onde eles sentam ali e vendem seus livros, sem Stand, nem editoras. Apenas eles!
(As fotos abaixo são dois autores indepentes)
A feira tembém investe na participação de booktubers e influenciadores de conteúdo, e eles são bem badalados por lá! Todos os eventos foram bem concorridos e eles conversam sobtre o mercado editorial, livros, autores, própria carreira, tudo!
Filas para autógrafos é outro caso à parte. Não tem senha de papel, é preciso pegar uma senha eltrõnica antes, que sairá no seu ingresso para que lá no momento da fila você seja identificado e possa passar.
Bill Clinto esteve por lá e seu livro escrito em parceria com o James Patterson promete ser um S-U-C-E-S-S-O, só não sei se as pessoas estavam lá pelo ex-presidente ou pelo James, mas que estava um aglomerado de pessoas, estava. Não somos só nós que gostamos de uma fila rsrsrsrs
Nosso foco na feira é fazer negócios, mas sem dúvida é uma experiêriencia sempre positiva, pois agrega não só a nossa carreira, mas amplia a nossa visão como frequentador de feiras de livros. Ideias surgem e vontade de melhorar nosso mercado não falta! espero que tenham gostado e não esqueça de deixar seu comentário!