Hoje (9) vai rolar na Bienal ás 14 horas uma discussão com os youtubers Carol Moreira, Gaveta e Mikannn que promete dar o que falar: afinal de contas, o que é melhor, Game of Thrones ou Senhor dos Anéis?
A nossa equipe está longe de ter especialistas no assunto, mas já lemos todos os livros de ambas histórias e acompanhamos os filmes e a série. Resolvemos então entrar na brincadeira e fazer a nossa própria comparação dos dois universos, aqui focando apenas nos livros! Pra isso, decidimos separar a análise em algumas categorias:
-
Quanto ao tamanho físico: GOT vence
O Senhor dos Anéis tem 3 livros, além do Hobbit que se passa no mesmo universo. A trilogia tem cerca de 400 páginas cada livro e o Hobbit é bem pequeno, com umas 130 páginas.
Já As Crônicas de gelo e fogo possui 5 livros e ainda não acabou. Além disso, cada um possui muitas páginas! Pelo menos 550 por livro. É algo realmente gigantesco!
-
Quanto a descrição de cenários: LOTR
É inegável que Martin descrava muito bem os cenários de Westeros, mas Tolkien é mestre nisso como ninguém. Dá pra sentir até o cheiro das árvores, ver o rosto dos hobbits da sua frente e realmente se imaginar dentro de cada cantinho da Terra Média.
-
Quanto a narração: GOT
Uma técnica de escrita bem bacana que Martin usa é colocar o leitor em cada capítulo nos olhos de um personagem. Então, a gente viaja o tempo todo e vê situações que tão rolando em lugares diferentes sob várias perspectivas e isso é muito legal, a gente fica ansioso pelo capítulo do nosso personagem favorito!
Já em LOTR, até por uma descrição tão impecável, algumas partes podem se tornar um pouco cansativas.
-
Quanto a construção dos personagens: GOT
Em game of Thrones não há necessariamente um personagem que seja sempre bom ou sempre mal. Eles amadurecem muito com o decorrer da história e a gente sempre acaba se identificando com um deles. Não que isso também não aconteça em LOTR, mas o lado “Bom” e “mal” é mais evidente e nem todos os personagens evoluem assim.
-
Quanto a importância histórica : LOTR
Senhor do Anéis foi escrito entre 1937 e 1949. Já As Crônicas do Gelo e do Fogo, começaram a ser desenvolvidas em 1991.O valor histórico de LOTR é inestimável e aliás já serviu de inspiração para literatura fantástica que o seguiu, inclusive o próprio Martin já contou que se inspirou no Tolkien.
-
Quanto a vendas de livros: LOTR
Segundo dados de 2013, As Crônicas de Gelo e Fogo venderam 15 milhões de cópias, mas com a popularização da série derivada esse número deve ter subido bastante! Mesmo assim, naquele ano, a trilogia de Senhor dos Anéis já tinha vendido 150 milhões de exemplares.
RESULTADO FINAL: EMPATE
É, a gente realmente não consegue escolher qual série de livros é melhor! O que você acha? Quais são seus argumentos?