Título: Tigres em Dia vermelho
Autor: Liza Klaussmann
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Edição: 2012

 

 

 

 

 

Tigres em dia vermelho é um romance com uma leve pitada de suspense policial. E essa pitada fez toda a diferença.
São 24 anos de uma história familiar (1945 – 1969) contada a partir de 05 perspectivas (Nick, Helena, Hughes, Dayse e Ed). Nick e Helena são primas e após passarem o período da segunda guerra mundial juntas, elas irão se casar (Nick pela primeira vez, com Hughes,  e Helena pela segunda vez). A partir daí a trama começa a se desenrolar e as coisas a acontecerem.
Embora a narrativa pareça monótona todo capítulo fica uma expectativa do que vai acontecer e eu sempre queria ler mais um pouquinho o que acabava sendo o capítulo todo rsrsrs.

Ed (filho da Helena) é o fio condutor de toda trama. O mais atento ao que acontece no submundo dessa família, desmascara várias situações e gera o clímax da história. A narrativa dele é a mais esperada e a que mais me prendeu também. Tem uma paixão secreta por sua prima Dayse (filha de Nick e Hughes) e é muito solitário.

Como são várias perspectivas de uma mesma história, em muitas partes não lembrava como tinha acontecido aquela determinada ação com outro personagem e precisei voltar para ler de novo. Isso achei cansativo e por vezes desencanei e não voltei mais.

Tigre em dias vermelhos é o primeiro romance da jornalista Liza Klaussmann o que me surpreendeu de certa forma, pois demonstrou total domínio literário e trouxe ferramentas fortes de narrativa com discurso indireto livre.

Leitura mais que recomendada 🙂