Quem ama ler entende que cinema e literatura apresentam linguagens diferentes, mas mesmo assim, às vezes dá uma dor no coração quando nosso livro favorito ganha uma adaptação cinematográfica, já que detalhes preciosos para o leitor podem ser perdidos na hora do filme.
Mas nessa lista, a gente separou para você grandes filmes que foram baseados em livros. Assim, não vai ter problema ver o filme, caso você só tenha lido o livro ou se jogar na leitura, se só tiver visto o longa. Vamos nessa?

1º Harry Potter e a Pedra Filosofal 

Lançado originalmente em 26 de junho de 1997 (Bloomsbury), o clássico da escritora J.K Rowling já foi traduzido para mais de 73 idiomas e apresenta ao leitor o jovem órfão Harry, que descobre aos 11 anos ser na realidade um bruxo.
Já o filme, com direção de Chris Columbus, foi lançado em 23 de novembro de 2001 aqui no Brasil e virou um marco na história do cinema contemporâneo.

 

2º Os Miseráveis

Talvez a obra mais aclamada do escritor francês Victor Hugo, o livro de 1862 (A. Lacroix, Verboeckhoven & Ce.) retrata em 5 volumes os problemas enfrentados pela sociedade francesa do século XIX se passando entre duas batalhas: a de Waterloo e a dos Motins de junho de 1832, tendo a vida do personagem Jean Valjean como foco.
A obra já recebeu diversas adaptações para o teatro e cinema. Vamos destacar aqui o filme de 2012 dirigido por Tom Hooper, que conta com uma bela fotografia e elenco de peso. Aliás, a atriz Anne Hathaway recebeu o Oscar de “Melhor atriz Coadjuvante” pelo papel de Fantine.

 

 

3º Meu pé de laranja lima

Uma das grandes obras da literatura nacional, “Meu pé de laranja lima” foi lançado em 1968 (Melhoramentos) e atingiu números impressionantes, como tradução para 52 línguas e publicação em 19 países.
Escrito por José Mauro de Vasconcellos, o livro narra a história de uma pura amizade entre Zezé, um menino levado, que conhece um português com quem se apega e passa a descobrir o valor da família e dos próprios sentimentos.
O filme foi lançado em 2012 e teve como protagonistas os atores José de Abreu e jovem João Guilherme Ávila.

 

 

4º O nome da rosa

No grande romance do italiano Umberto Eco somos levados a Idade Média, mais especificamente a um convento onde vários crimes misteriosos estão acontecendo. Fica a cargo do Frade Guilherme de Baskerville, com a ajuda do noviço Adso de Melk descobrirem quem está por trás de tais atos.
O livro foi lançado originalmente em 1980 (Fabbri – Bompiani e devido ao grande sucesso ganhou uma adaptação cinematográfica 6 anos depois, que também foi bem aclamada pela crítica. Sean Connery, que interpretou Guilerme de Baskeville foi o vencedor do BAFTA de “Melhor ator” e o filme levou também o prêmio na categoria de melhor maquiagem.

 

 

5º O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel

Primeiro livro da clássica trilogia de J.R.R. Tolkien, em “A Sociedade do Anel”, o leitor mergulha no universo mitológico da Terra Média e descobre a difícil missão que o jovem Hobbit Frodo terá que desempenhar. A história foi originalmente publicada em 1955 (George Allen & Unwin) e se tornou um dos livros de ficção mais lidos do mundo.
A grandiosa adaptação cinematográfica dirigida por Peter Jackson foi lançada em 2002, ganhou 4 Oscars e não decepcionou os fãs pela qualidade na produção e cuidado na criação visual do universo de Tolkien.

 

6º O cemitério maldito

Um dos maiores nomes quando o assunto é terror e suspense, Stephen King publicou “O cemitério Maldito” (Círculo de Leitores) originalmente em 1983. O romance conta a história da família Creed, que se muda para uma casa próxima a um antigo cemitério indígena chama do Cemitério Micmac, que tem o poder de trazer de volta a vida aqueles que são enterrados lá, porém de uma forma meio diferente.
O roteiro do filme foi escrito pelo próprio Stephen King, que até faz uma breve aparição no longa como um pastor. “O Cemitério Maldito” chegou aos cinemas em abril de 1989 e contou com trilha sonora da banda de punk rock “Ramores”, que consagrou o single “Pet Cemitery” como uma das melhores músicas da carreira.

 

 

7º Orgulho e Preconceito

Considerada uma escritora revolucionária, Jane Austen escreveu “Orgulho e Preconceito” antes de completar 21 anos, sendo lançado originalmente em 1813 (T. Egerton, Whitehall) e ainda hoje é um dos livros favoritos de muita gente!
A história se passa no século XIX e gira em torno dos dilemas enfrentados por Elizabeth Bennet naquele período, como a grande repressão que a mulher enfrentava no período.
Já a adaptação cinematográfica foi lançada em 2006, estrelada por Keira Knightley e vencedora de vários prêmios importantes.

 

 

8º As Vantagens de se invisível

Livros que narram os dilemas da adolescência são comuns, mas a grande diferença de “As Vantagens de ser invisível” é a sensibilidade que o autor Stephen Chbosky tem ao contar a vida do calouro do ensino médio Charlie e de seus amigos. O romance foi publicado pela primeira vez em 1999 (Pocket Books).
No cinema, o filme contou com Logan Lerman no papel do protagonista, Emma Watson e Ezra Miller no papel de Sam e Patrick. Lançado em 2012, fez um enorme sucesso entre o público jovem e tem também uma trilha sonora bem elogiada, com “Heros”, do David Bowie, como canção principal.

 

 

9º Na natureza selvagem

O livro de não-ficção lançado em 1996 (Companhia das Letras), foi escrito pelo jornalista Jon Krakauer e refaz a trajetória de Chris McCandless, um jovem de família rica que depois de se formar na Universidade, decide abandonar tudo para realizar uma viagem pelos Estados Unidos até o Alaska. Buscando uma forma de vida fora do sistema capitalista, a saga de McCandless nos faz repensar sobre o que é importante em nossas vidas.
Escrito e dirigido por Sean Penn, o filme foi lançado em 2007 e traz Emile Hirsch como McCandless, além de contar com Kristen Stewart no elenco. Com uma belíssima fotografia, o longa acabou virando referência principalmente para mochileiros e aventureiros pelo mundo todo! Vale lembrar que o cantor Eddie Vedder fez a trilha sonora do filme.

 

 

10º Estação Carandiru

Obra que deu origem a um dos mais aclamados filmes nacionais, “Estação Carandiru” foi escrito pelo médico Drauzio Varella. Lançado em 1996 (Companhia das Letras), conta a experiência do autor como voluntário na extinta Penitenciária Carandiru, presenciando o massacre ocorrido com os presidiários do “Pavilhão 9” em 1992.
O filme chegou aos cinemas em 2003, com direção de Hector Babenco. Em 2015, entrou para lista de “100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos” feita pela Abraccine.

 

 

E aí, curtiu a nossa lista? Vale lembrar que além de levarmos em consideração a importância histórica da obra, os nossos gostos pessoais também falaram um pouco no momento da escolha. Quem você acha que ficou de fora? Conta pra gente 😉