A Bienal do Livro é um passeio que agrada todas as idades. Dos mais velhos aos mais novos, todo mundo curte! Mas nesse post, resolvemos falar sobre as crianças que frequentam a Bienal!

A Bienal pode ser a porta de entrada para o gosto da leitura e muitas instituições de ensino, levam os alunos em excursão para conhecerem o evento. Além disso, pais e mães também acompanham os pupilos no passeio. Por isso, a Bienal já se prepara para receber essa garotada. Este ano o evento contou com o Espaço Entre Letras.

O local apresenta áreas sensoriais nas quais as crianças podem ouvir o mar, tocar tambor, sentir o ar, entre outras atividades relacionadas às letras e aos sentidos.

 

 

Por lá rolou também contação de história pra garotada e encontros com autores mirins. A interação com o alfabeto fez com que as crianças pudessem se divertir e soltar a imaginação! Cada letra possui uma forma de brincar diferente.

Andando pela Bienal é bem comum vermos turmas de alunos passeando pelo local sendo monitorados por professoras. Uma delas é Letícia Veiga que ministra aulas de língua portuguesa em uma escola pública no Rio de JaneiroEu acho que a importância de trazer os alunos para o evento está na leitura, porque as crianças hoje não se comunicam mais com os livros. A importância está em poder poder manusear esses livros“, explica ela.

O manuseio dos livro aliás, é tema de discussão atual em relação a introdução dos livros digitais, chamados e e-books na vida das crianças. A diretora Rosana Lopes da escola Positivo, localizada na Barra de São João, acredita que essa nova forma de leitura nunca vai substituir a importância o livro físico “Hoje para fazer com que o aluno tenha acesso a parte material do livro está bem difícil. Mas a escola não desiste. O livro online, os livros que estão na mídia, são importantes, mas nunca vão substituir o livro palpável, que o aluno possa segurar. O online nunca vai substituir isso“, comenta.

De qualquer forma, vale lembar que é fundamental que as crianças tenham acesso a leitura o quanto antes possível. Ler para uma criança faz com que elas peguem gosto pela leitura, além de estimular a criatividade, a concentração, a curiosidade e o conhecimento de mundo.

E se você ainda não levou seu filho, irmão, sobrinho, enfim, ainda não reuniu a garotada pra dar um passeio na Bienal, ainda dá tempo! O evento vai até domingo (10). Lembrando que crianças menores de um metro de altura não pagam e que estudantes pagam o valor de meia entrada, que equivale a R$12,00.

Para saber mais notícias sobre a XVIII Bienal do Rio de Janeiro continue acompanhando nossa cobertura através da hashtag #ASPASNABIENAL.