Cada parte de um livro tem um nome específico e isso facilita muito na hora da produção do livro. Por ex: Alguém já escreveu a quarta-capa? Vai ter orelha? A lombada está pronta?  Se essas perguntas parecem grego para você (απλά δεν αξίζει αν μπορείτε να μιλήσετε ελληνικά αλήθεια) esse texto será bem útil.

Conhecendo um livro

Primeiro é importante dizer que existe uma nomenclatura universal, mas em cada empresa pode-se adotar ou interpretar cada nome de forma diferente. O que vou explicar aqui são informações que tenho da minha experiência e do nosso velho e bom amigo dicionário. Caso você tenha alguma informação nova, ou diferente da aqui postada, por favor, escreva nos comentários. Será um prazer trocar figurinhas com você (inclusive não completei meu álbum da copa de 2014!).

Capa de um livro

A capa eu acredito que seja a parte do livro que ninguém terá dúvida do que é. A expressão “Não compre o livro pela capa” é há tempos usada, mas ainda tem peso. Sim! Existem pessoas que nem leem o resumo e compram porque acharam a capa linda. Tá, eu já fiz isso. Me julguem… Portanto, a capa é a parte da frente do livro, que geralmente vem com o título da obra, um fundo (com desenho ou não) e o nome do autor.

capa

Capa do livro Água para elefantes, Sara Gruen – Editora Arqueiro – 2007

Contracapa ou quarta-capa do livro

É parte de trás da capa. Geralmente vem escrita uma sinopse do livro, ou citações de efeito de grandes veículos de comunicação ou pessoas importantes.

Por que falamos quarta-capa?
Imagina um livro. Agora conta comigo. Capa 1; face interna da capa 2; final do livro face interna 3; fecha o livro, contracapa 4. A quarta-capa é uma das tarefas mais difíceis de escrever. Nela deve conter uma chamada para a história, sem spoiler e sem ser chata.

Você precisa fazer com que a pessoa que está lendo se interesse pelo livro e resolva levá-lo para casa! Sim, muita responsabilidade.

Contracapa de um livro

Contracapa do livro Água para elefantes, Sara Gruen – Editora Arqueiro – 2007.

Lombada do livro

Fica na rua e serve para o carro reduzir a velocidade (estou engraçadona hoje! Rsrs) A lombada do livro fica entre a capa e a contracapa e serve para orientar o leitor quando o livro está na estante. Serve como um tipo de organizador, onde você conseguirá ordenar seus livros pelos nomes dos autores ou pelos títulos das obras.

Geralmente vem o nome do autor primeiro, depois o nome da obra e termina com o logo da editora que o publicou.

Estrutura de um Livro - Aspas e Vírgulas | Agência Literária e de Editoração

 

Orelha do livro

Tá bem, não vou fazer piada, embora seja altamente tentador! A orelha do livro é aquela dobra que fica junto com a capa, que muitos usam como marcador de página. Nem todos os livros têm orelha, mas é uma prática muito comum. Na orelha da

Contracapa, geralmente, vem as informações do autor, com uma foto bem simpática dele sorrindo.

Livro Organismo Pulsante, Marco Luque - Editora Novo Século - 2013.

Livro Organismo Pulsante, Marco Luque – Editora Novo Século – 2013.

 

Essas são as partes estruturais de um livro, externas, que juntas e bem feitas, deixam qualquer leitor com muito orgulho. Algumas editoras tem boa fama por produzirem capas lindas e com excelente qualidade!

Em um próximo post falaremos sobre as partes internas do livro!